sexta-feira, 4 de abril de 2008

Princípios Éticos do Yoga

O ingresso no universo do Yoga, como no de tantos outros sistemas Orientais desta natureza, requer o conhecimento e a prática de certos preceitos éticos. Este é um compromisso firmado entre o praticante e sua própria consciência em utilizar todos os poderes adquiridos para o bem estar de todos os seres viventes. Estes preceitos são:

Yama – Controle / Ética Social Ahimsa – Não ferir ou magoar, intencionalmente, qualquer ser, seja por pensamento, palavra ou ação.

Satya – Manter-se no espírito da verdade, tendo em vista o bem estar do próximo.

Asteya – Não se apossar, física ou mentalmente, de objetos alheios; nem, por omissão, privar outros do que lhes é devido.

Brahmacharya – Manter a ideação na Consciência Suprema. Considerar tudo ao seu redor como uma manifestação da Consciência Suprema.

Aparigraha – Não acumular bens desnecessários; não ser indulgente consigo próprio.

Niyama – Auto-Controle / Ética Pessoal

Shaoca – Limpeza do corpo e da mente. A limpeza da mente é conseguida fazendo-se serviço ao próximo, expressando-se amabilidade aos seres vivos e esforçando-se para manter a mente no fluxo espiritual.

Santosa – Manter o equilíbrio e o contentamento em quaisquer circunstâncias.

Tapah - Servir a humanidade visando atingir a meta espiritual.

Svadhyaya – Desenvolver a prática da leitura espiritual, procurando compreender claramente o significado dos ensinamentos.

Iishvara Pranidhana – Fazer da realização espiritual a meta suprema da vida e esforçar-se sinceramente para alcança-la através das práticas espirituais.

"Sem Yama e Niyama, Sadhana (prática espiritual) é uma impossibilidade, por isso todo Caminhante da Bem-Aventurança deve seguir Yama e Niyama." Shrii Shrii Anandamurti

Texto por: Satyavan - Rogério Meggiolaro (Copyleft - pode ser copiado desde que a fonte seja citada.) email. rogeriomgs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário