quarta-feira, 24 de abril de 2013

Biopsicologia – A Ciência Corpo-Mente do Bem Estar

O corpo humano é uma máquina biológica. Alta ou baixa secreção de qualquer glândula trará a esta máquina diferentes tipos de impulsos. A Biopsicologia é a ciência do controle das propensões da mente diretamente na fonte, isto é, no chakra onde elas são primeiramente geradas e expressas. Os Chakras são a contraparte sutil, energética, das glândulas endócrinas.  Através de uma série de técnicas físicas e psíquicas derivadas do milenar Tantra Yoga, podemos equilibrar as secreções hormonais, e assim controlar propensões mentais e emocionais, mantendo o equilíbrio da energia sutil nos chakras. Quais são estas técnicas? 

As práticas psico-físicas incluem: 

- Posturas de yoga: através de torções e flexões suaves do corpo, certas regiões onde os chakras estão localizados são pressionadas seletivamente, assim como suas glândulas endócrinas correspondentes. Tais massagens ajudam a tonificar as glândulas, equilibrando as secreções hormonais e controlando as propensões mentais relacionadas aos chakras.

- As técnicas de controle da respiração, conhecidas como Pranayamas, revitalizam os chakras e retificam qualquer desequilíbrio neles. Os Pranayamas ajudam também a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, baixando a ansiedade, amenizando estados de estresse, trazendo clareza de pensamentos e estado de presença para a mente. 


- A prática regular de concentração e meditação, assim como os Pranayamas, atuam diretamente sobre o sistema nervoso, tranquilizando os batimentos cardíacos, baixando a pressão arterial, controlando o estresse e a ansiedade. Além disso, as práticas meditativas criam um ambiente interno propício para o auto-conhecimento e o contato íntimo com o Eu Profundo, a fonte criativa e intuitiva do ser. 


- Cântico de mantras: cada chakra possui uma ‘canção’ que lhe é própria; entoar tais canções é também um modo de as ‘encantar’ e harmonizar. 


- Entre outras técnicas, exercitamos o controle da energia vital por meio de visualizações, alimentação balanceada, silêncio, contato com a natureza e contemplação. 


A Biopsicologia é assim uma ‘psicologia prática’ que, além de analisar e diagnosticar desequilíbrios desde a raiz, contém um rico sistema de técnicas para restaurar o equilíbrio mental, emocional e a saúde física. 


Mas mera saúde do corpo e o equilíbrio mental não são os objetivos da vida: são sim as firmes bases sobre as quais um maior desenvolvimento deve se fundamentar. O verdadeiro objetivo da vida é algo muito maior – trata-se da elevação da energia vital aos seus mais altos níveis, para a realização da nossa unidade com o Infinito.

No Instituto Sada Shiva de Yoga, em Caraguá, as técnicas de Biopsicologia são praticadas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário